"Nunca se esqueça de que você não vende nada, compram de você!" - Satyro
Ao longo do tempo tenho construído e aperfeiçoado muitas formas de auxiliar profissionais e empresas a resolverem suas preocupações e dificuldades em Vendas e Marketing ajudando-os a se aproximarem dos resultados que buscam – ganhos de receita e lucros.
Atuo com a metodologia e práticas centradas na solução, dessa forma conseguindo resolver todas as preocupações dos Clientes que atendo. E os atendo com uma estrutura completa de capacidades que conseguem abarcar todas as necessidades existentes – das mais simples, as mais complexas – tendo sempre como foco o aperfeiçoamento da organização de venda.
Construí e mantenho soluções e capacidades alinhadas com as necessidades dos meus Clientes de duas formas:
De toda forma, meu foco principal é sempre buscar a retomada e/ou o crescimento da receita e do lucro da empresa dos Clientes, resolvendo as preocupações e dificuldades que o afastam desse resultado positivo.
Assim, sempre que me é solicitada uma solução, estabeleço um planejamento acordado com o Cliente que primeiro alinhe a melhor forma de resolver as preocupações e dificuldades mais prementes que definam; posteriormente clareando a situação e auxiliando-o a resolver como deseja solucioná-las.
Aprendi que a melhor solução é sempre aquela escolhida e definida pelo próprio Cliente; sendo meu papel somente o de orientá-lo naquilo que necessita, entregando depois a solução e fazendo com que fique satisfeito com os resultados mensuráveis e positivos que alcançará.
Aprendi na prática que para ter sucesso em Vendas e Marketing, vendendo mais e melhor, as empresas precisam criar e solidificar sua Organização de Vendas em torno da centralização na solução para conseguirem o almejado crescimento da receita – perceba que, mesmo parecendo obvio, nem sempre isso é contemplado pelo mercado consultor. E a questão toda está em saber o que fazer, em que áreas e de que forma mudar e o até que ponto envolver os profissionais e gestores da organização – ao invés de somente envolver Vendas: o Gestor e os Vendedores.
Seja implantando do zero ou reestruturando a partir do existente, desenvolvi soluções em quatro linhas fundamentais para se ter e manter uma organização de venda com resultados positivos planejados e gerenciáveis– o conhecimento e as práticas utilizados nessa quatro linhas fundamentais são consagradas mundialmente. Dentro de cada uma dessas linha existem também as capacidades que usarei sinergicamente com sua organização para ajudá-lo a se melhorar resolvendo suas preocupações e dificuldades.
Ao longo dos anos aprendi com minha vivência e experiência, embasada pelas práticas de maior sucesso utilizadas no mundo, que existem três etapas importantes para se implantar uma dinâmica em Vendas que conduza ao sucesso da receita e dos lucros. Essas etapas possuem inúmeros serviços com os quais tenho resolvido as preocupações e dificuldades dos meus Clientes. Elas podem ser utilizadas individualmente ou, em situações mais complexas e estruturais, na ordem que as apresento a seguir.
A compreensão das preocupações e dificuldades existentes e que o Cliente julga e deseja resolver é importante, mas sozinha não é suficiente para fazer a receita e os lucros voltarem a crescer na empresa. É necessário que se reconheça as causas existentes que criam essas preocupações críticas de negócio, resolvendo-as para que a organização de venda evolua positivamente.
Após descobrir as causas o Cliente deve compreender os impactos negativos que elas ocasionam, para somente então escolher acertadamente qual causa e preocupação priorizar, sabendo daí o que precisa fazer para aperfeiçoar sua organização de venda.
Como o dom em Vendas é algo raro e difícil de se segurar em sua empresa, indico sempre que o foco de todo profissional de Marketing e Vendas seja a adoção das metodologias e práticas de mercado comprovadas pelo sucesso. Felizmente, já possuímos e mantenho atualizada uma metodologia de venda que atende por completo as necessidades das empresas e dos profissionais que desejam vender solução.
Sejam Líderes, Gestores ou Profissionais de Vendas já existe uma fórmula conhecida de se tornar "centrado na solução" e com a qual trabalhamos com um conhecimento sólido e estruturado que embasará a mudança de hábitos e comportamentos de todos na Organização de Vendas.
Depois que descobrimos o que queremos melhorar, compreendemos o que devemos fazer de novo, somente ajustar e/ou fazer de diferente para mudar a sua Organização de Vendas, então é chegada a hora de efetivamente evoluir adotando as mudanças acordadas. Faremos isso implantando ou reforçando hábitos, comportamentos, práticas, processos, sistemas e ferramentas. Veja que esses elementos andam sempre juntos para obtermos sucesso e que tem como principal elemento aglutinador as pessoas da empresa.
Assim sendo, os profissionais da organização, em toda a hierarquia organizacional, devem aprender colocando em prática aquilo que já entenderam necessitar fazer, mas que ainda não sabem fazer. Faremos isso tanto introduzindo os conhecimentos e as mudanças necessárias de forma gradativa, contínua e rigorosa; quanto ajustando os processos e sistemas e reforçando o aprendizado de todos sempre que necessário. É nesse momento que as preocupações e dificuldades serão definitivamente resolvidas e o sucesso advirá, trazendo os resultados.
É comum que alguns fornecedores de serviço façam aquilo que lhes foi pedido pelo Cliente, colocando esta “ordem” do Cliente à frente do seu melhor conhecimento adquirido ao longo do tempo e dos casos de sucessos que o mantém no mercado. E daí, onde fica a ajuda requerida e esperada pelo Cliente que o fornecedor de serviço deveria trazer para a mesa e fazer funcionar?
Acredito que essa forma de agir ao prestar um serviço é um grande equivoco, sendo ela a responsável pelo insucesso de muitos projetos e, consequentemente, a continuidade das preocupações e dificuldades do Cliente. E chamo a atenção para uma forma de atuação que preza somente o produto entregue, menosprezando a resolução dos problemas. Já eu, Satyro, prefiro ajudar o Cliente de forma produtiva e profissional, ajudando-o primeiro a compreender o que necessita para daí se comprometer com o que faremos juntos.
Acredito firmemente que o Cliente deve ser escutado e considerado em primeiro lugar, mas entendo que ao me chamar e escolher trabalhar comigo ele espera que eu traga para a mesa o meu melhor conhecimento – o qual domino e já comprovei ser útil para resolver situações problemáticas de outros com sucesso. Agindo assim, cooperativamente, estarei ajudando-o dentro das condições e formas que ele deseja. No entanto, caso aquilo que o Cliente deseje não seja necessariamente a melhor forma para resolver seus problemas, pelo menos ele terá decidido conhecendo todas as possibilidades viáveis e a melhor forma de resolvê-los.
Assim, nessa situação participativa, é importante que debatamos primeiro as formas de se resolver as preocupações e dificuldades identificadas e que o Cliente deseja prioritariamente solucionar. Bem como é imprescindível que auxilie o Cliente a pensar também em todas formas como é possível solucioná-los – inclusive aquelas desconhecidas pelo Cliente. Essa maneira de fazer amplia os conhecimentos e horizonte de decisão do Cliente, permitindo que ele defina a melhor solução para si próprio.
Acima de tudo, não vendo ou entrego produtos. Vendo a solução das suas preocupações e dificuldades mais críticas e importantes, após a decisão de como solucionar ser escolhida pelo Cliente – engraçado como não me canso de repetir isso, percebeu?
Para garantir a solução preciso conhecê-lo bem, até o ponto de saber inclusive como você e sua empresa pensam alcançar a resolução dos seus problemas. E alcançaremos isso desenhando e acompanhando um planejamento acordado e transparente, com começo, meio e fim. Um planejamento que deve envolve tanto os Líderes e Executivos seniores, quanto os principais Gestores diretamente envolvidos no projeto e na sua concretização.
Acredito nessa forma de trabalho, pois sempre que o realizei à quatro mãos com um Cliente o sucesso foi inexorável. E, ao final, sua satisfação é o único resultado aceitável para mim.
Antes de responder, me permita ressaltar o fato de que o sucesso em meus projetos – mesmo quando dou um treinamento – está diretamente relacionado com o grau de comprometimento dos profissionais que deles participam. Bem, sempre que trabalho com um profissional envolvido e comprometido com os resultados que acertamos e buscaremos juntos, posso confirmar que o índice de sucesso é de 95%. (Afinal, nem Jesus agradou a todos ou conseguiu o sucesso total, né não?)
Por incrível que parece a resposta é SIM!
Como tenho essa certeza? Simples, trabalho com conhecimentos comprovados em Vendas e Marketing que tem garantido às empresas e aos profissionais que a adotam um índice elevado de sucesso – vide a pergunta acima. Além desse conhecimento, ainda trago para a equação minha experiência prática de sucessos ao utilizá-las. Finalmente, realizei projetos com empresas de todos os portes e de diversos segmentos, inclusive Startups. Espero ter respondido a questão?
(Acredite se quiser, mas um Cliente me fez essa pergunta uma década atrás.)
Basicamente, iremos iniciar compreendendo TODAS as suas preocupações para daí planejarmos o projeto definitivo juntos. Daí é só cumprirmos o plano de ação do projeto conforme definimos. Um aspecto importante é que mantenhamos uma comunicação assertiva o tempo todo, pois sem ela o sucesso do projeto ficará prejudicado.
(Como digo sempre: “minha bola de cristal é muito boa, mas está no conserto faz um tempo e não tenho podido usá-la nos projetos.”)
Em muitos projetos que envolvem mudanças importantes na organização de venda é necessário que ajustemos os planos de ação periodicamente, pois pessoas pensam, agem e aprendem conforme suas crenças e, até mudarem, podem atrasar algum aspecto. (Vide a série de artigos sobre andragogia no meu Blog.)
Sim, já trabalhei e havendo disponibilidade de tempo e recursos, sigo trabalhando. Já atuei com ONGs e com iniciativas no movimento de estudo do Espiritismo no Brasil. Hoje sigo somente ajudando no Espiritismo, mas estou aberto para avaliar e ajudar essas organizações sem fins lucrativos e que sejam voltadas ao aperfeiçoamento do ser humano.
No mais, sempre que posso ajudo pro bono meus parceiros e profissionais de Vendas que necessitem aprimorar suas habilidades. Tenho um sonho antigo de lançar um programa de capacitação de Vendedores pro bono, mas ainda não encontrei o caminho para fazê-lo.
Basicamente vender é se conectar ao Cliente de uma forma que ele perceba que você pode ajudá-lo a resolver alguma “dor” a qual acredita ser importante. Assim, veja que é o Comprador que “compra” de nós, pois vender é ajudar o Cliente a tomar uma decisão favorável a você e a sua empresa.
Simples, não é? Bem, da minha parte não achei, pois, mesmo entendo o que me disseram no meu primeiro treinamento de Vendas, no meu primeiro dia na Xerox, em Porto Alegre, levei alguns anos para conectar essa frase com o verdadeiro entendimento dos Vendedores de sucesso pesquisados pelo pessoal da Huthwaite (SPIN Selling). Só depois que coloquei a venda de solução e a técnica de venda SPIN em prática compreendi verdadeiramente como fazê-lo, como as coisas acontecem na mente dos Compradores.
Espero ter ajudado no seu entendimento de Vendas.
Claro que pode, deve! Como informo acima, vamos só passar pelo processo acima descrito e validar qual é escopo “problema-solução” que teremos de lidar juntos para termos sucesso. E se o que você quer é só uma proposta de um serviço, bem, adianto que prefiro não trabalhar fornecendo esse tipo de proposta, pois num passado remoto, tive muita perda de tempo e incomodação – para não falar do insucesso. (Minha posição empresarial é de sempre vender “solução”, ao invés de “produto”.)
Não sei se te entendi direito, mas sim, vamos conversar e ver se e qual ajuda necessita. Adianto que só poderei lhe ajudar diretamente se você pelo menos souber que seus problemas estão na área de Vendas e/ou Marketing.
E se suas dificuldades estão em outros áreas, terei prazer em lhe indicar algum parceiro ou profissional que conheça na área em que necessita de ajuda. E acredite, conheço muitos!
Definitivamente não! Tenho por base as melhores metodologias já comprovadas. Melhor, todas são oriundas de práticas e conhecimentos que já eram usados no mercado com sucesso pelos Vendedores, Gestores de todos os níveis e mesmo Líderes.
Meu mérito e garantia de sucesso tem por base a aplicação prática que meu conhecimento e experiência vivencial profissional em vendas e Marketing me proporcionaram. Afinal, são mais de 30 anos usando-os e tendo sucesso.
Sobre os conhecimentos do mercado que uso, assine meu Blog “Venda Mais & Melhor” para saber mais e verificar sua origem.
Queria que fosse simples responder essa pergunta, mas como talvez já tenha percebido uma solução é entregue por produto (bens e serviços), no entanto, estes só serão uma solução verdadeira se estiverem claramente conectados as “dores” de um Cliente específico.
Assim, direi que a melhor solução em Vendas para você sempre será aquela que resolva suas “dores” organizacionais ou profissionais, seja lá qual das minhas soluções e capacidades faça isso. Espero ter ajudado.
Trabalho para ajudar você e sua Organização de Vendas a venderem mais e melhor, centrados na solução e com o objetivo primordial de aumentar a receita e o lucro da sua empresa, através da conexão com seus Clientes (Compradores).
Dou preferência a que você marque um compromisso na minha agenda para falarmos ou para fazermos uma videoconferência pelo ZOOM. Mas você sempre pode me mandar um email ou chamar pelo WhatsApp, se preferir.
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