"Nunca se esqueça de que você não vende nada, compram de você!" - Satyro

De que forma lhe ajudo

Soluções & Capacidades

Ao longo do tempo tenho construído e aperfeiçoado muitas formas de auxiliar profissionais e empresas a resolverem suas preocupações e dificuldades em Vendas e Marketing ajudando-os a se aproximarem dos resultados que buscam – ganhos de receita e lucros.

Atuo com a metodologia e práticas centradas na solução, dessa forma conseguindo resolver todas as preocupações dos Clientes que atendo. E os atendo com uma estrutura completa de capacidades que conseguem abarcar todas as necessidades existentes – das mais simples, as mais complexas – tendo sempre como foco o aperfeiçoamento da organização de venda.

Construí e mantenho soluções e capacidades alinhadas com as necessidades dos meus Clientes de duas formas:

    1. Ao escutá-los atentamente sobre como gostariam de resolvê-los; e
    2. Auxiliando-os a implantarem as práticas corretas de Marketing e Vendas.

De toda forma, meu foco principal é sempre buscar a retomada e/ou o crescimento da receita e do lucro da empresa dos Clientes, resolvendo as preocupações e dificuldades que o afastam desse resultado positivo.

Assim, sempre que me é solicitada uma solução, estabeleço um planejamento acordado com o Cliente que primeiro alinhe a melhor forma de resolver as preocupações e dificuldades mais prementes que definam; posteriormente clareando a situação e auxiliando-o a resolver como deseja solucioná-las.

Aprendi que a melhor solução é sempre aquela escolhida e definida pelo próprio Cliente; sendo meu papel somente o de orientá-lo naquilo que necessita, entregando depois a solução e fazendo com que fique satisfeito com os resultados mensuráveis e positivos que alcançará.

Aprendi na prática que para ter sucesso em Vendas e Marketing, vendendo mais e melhor, as empresas precisam criar e solidificar sua Organização de Vendas em torno da centralização na solução para conseguirem o almejado crescimento da receita – perceba que, mesmo parecendo obvio, nem sempre isso é contemplado pelo mercado consultor. E a questão toda está em saber o que fazer, em que áreas e de que forma mudar e o até que ponto envolver os profissionais e gestores da organização – ao invés de somente envolver Vendas: o Gestor e os Vendedores.

Seja implantando do zero ou reestruturando a partir do existente, desenvolvi soluções em quatro linhas fundamentais para se ter e manter uma organização de venda com resultados positivos planejados e gerenciáveis– o conhecimento e as práticas utilizados nessa quatro linhas fundamentais são consagradas mundialmente. Dentro de cada uma dessas linha existem também as capacidades que usarei sinergicamente com sua organização para ajudá-lo a se melhorar resolvendo suas preocupações e dificuldades.

  • Consultoria em Vendas e Marketing.
  • Capacitações em Vendas e Marketing.
  • Coaching de Vendas e Assessoria de Marketing.
  • Mentoria Empresarial & Executiva & Comercial.

É importante que seja como os clientes querem

Como trabalhamos juntos da forma que você escolhe!

Ao longo dos anos aprendi com minha vivência e experiência, embasada pelas práticas de maior sucesso utilizadas no mundo, que existem três etapas importantes para se implantar uma dinâmica em Vendas que conduza ao sucesso da receita e dos lucros. Essas etapas possuem inúmeros serviços com os quais tenho resolvido as preocupações e dificuldades dos meus Clientes. Elas podem ser utilizadas individualmente ou, em situações mais complexas e estruturais, na ordem que as apresento a seguir.

01

Diagnóstico & Investigação

A compreensão das preocupações e dificuldades existentes e que o Cliente julga e deseja resolver é importante, mas sozinha não é suficiente para fazer a receita e os lucros voltarem a crescer na empresa. É necessário que se reconheça as causas existentes que criam essas preocupações críticas de negócio, resolvendo-as para que a organização de venda evolua positivamente.
Após descobrir as causas o Cliente deve compreender os impactos negativos que elas ocasionam, para somente então escolher acertadamente qual causa e preocupação priorizar, sabendo daí o que precisa fazer para aperfeiçoar sua organização de venda.

02

Inspiração teórica

Como o dom em Vendas é algo raro e difícil de se segurar em sua empresa, indico sempre que o foco de todo profissional de Marketing e Vendas seja a adoção das metodologias e práticas de mercado comprovadas pelo sucesso. Felizmente, já possuímos e mantenho atualizada uma metodologia de venda que atende por completo as necessidades das empresas e dos profissionais que desejam vender solução.
Sejam Líderes, Gestores ou Profissionais de Vendas já existe uma fórmula conhecida de se tornar "centrado na solução" e com a qual trabalhamos com um conhecimento sólido e estruturado que embasará a mudança de hábitos e comportamentos de todos na Organização de Vendas.

03

Aprendizado prático

Depois que descobrimos o que queremos melhorar, compreendemos o que devemos fazer de novo, somente ajustar e/ou fazer de diferente para mudar a sua Organização de Vendas, então é chegada a hora de efetivamente evoluir adotando as mudanças acordadas. Faremos isso implantando ou reforçando hábitos, comportamentos, práticas, processos, sistemas e ferramentas. Veja que esses elementos andam sempre juntos para obtermos sucesso e que tem como principal elemento aglutinador as pessoas da empresa.
Assim sendo, os profissionais da organização, em toda a hierarquia organizacional, devem aprender colocando em prática aquilo que já entenderam necessitar fazer, mas que ainda não sabem fazer. Faremos isso tanto introduzindo os conhecimentos e as mudanças necessárias de forma gradativa, contínua e rigorosa; quanto ajustando os processos e sistemas e reforçando o aprendizado de todos sempre que necessário. É nesse momento que as preocupações e dificuldades serão definitivamente resolvidas e o sucesso advirá, trazendo os resultados.

Lutarei ao máximo para garantir que meus Clientes obtenham o sucesso por eles almejado.

É comum que alguns fornecedores de serviço façam aquilo que lhes foi pedido pelo Cliente, colocando esta “ordem” do Cliente à frente do seu melhor conhecimento adquirido ao longo do tempo e dos casos de sucessos que o mantém no mercado. E daí, onde fica a ajuda requerida e esperada pelo Cliente que o fornecedor de serviço deveria trazer para a mesa e fazer funcionar?

Acredito que essa forma de agir ao prestar um serviço é um grande equivoco, sendo ela a responsável pelo insucesso de muitos projetos e, consequentemente, a continuidade das preocupações e dificuldades do Cliente. E chamo a atenção para uma forma de atuação que preza somente o produto entregue, menosprezando a resolução dos problemas. Já eu, Satyro, prefiro ajudar o Cliente de forma produtiva e profissional, ajudando-o primeiro a compreender o que necessita para daí se comprometer com o que faremos juntos. 

Acredito firmemente que o Cliente deve ser escutado e considerado em primeiro lugar, mas entendo que ao me chamar e escolher trabalhar comigo ele espera que eu traga para a mesa o meu melhor conhecimento – o qual domino e já comprovei ser útil para resolver situações problemáticas de outros com sucesso. Agindo assim, cooperativamente, estarei ajudando-o dentro das condições e formas que ele deseja. No entanto, caso aquilo que o Cliente deseje não seja necessariamente a melhor forma para resolver seus problemas, pelo menos ele terá decidido conhecendo todas as possibilidades viáveis e a melhor forma de resolvê-los.

Assim, nessa situação participativa, é importante que debatamos primeiro as formas de se resolver as preocupações e dificuldades identificadas e que o Cliente deseja prioritariamente solucionar. Bem como é imprescindível que auxilie o Cliente a pensar também em todas formas como é possível solucioná-los – inclusive aquelas desconhecidas pelo Cliente. Essa maneira de fazer amplia os conhecimentos e horizonte de decisão do Cliente, permitindo que ele defina a melhor solução para si próprio.

Irei guiá-lo no caminho que você Escolher.

Acima de tudo, não vendo ou entrego produtos. Vendo a solução das suas preocupações e dificuldades mais críticas e importantes, após a decisão de como solucionar ser escolhida pelo Cliente – engraçado como não me canso de repetir isso, percebeu?

Para garantir a solução preciso conhecê-lo bem, até o ponto de saber inclusive como você e sua empresa pensam alcançar a resolução dos seus problemas. E alcançaremos isso desenhando e acompanhando um planejamento acordado e transparente, com começo, meio e fim. Um planejamento que deve envolve tanto os Líderes e Executivos seniores, quanto os principais Gestores diretamente envolvidos no projeto e na sua concretização.

Acredito nessa forma de trabalho, pois sempre que o realizei à quatro mãos com um Cliente o sucesso foi inexorável. E, ao final, sua satisfação é o único resultado aceitável para mim.

O que você deve saber sobre a resolução das preocupações

Perguntas & Respostas.

Antes de responder, me permita ressaltar o fato de que o sucesso em meus projetos – mesmo quando dou um treinamento – está diretamente relacionado com o grau de comprometimento dos profissionais que deles participam. Bem, sempre que trabalho com um profissional envolvido e comprometido com os resultados que acertamos e buscaremos juntos, posso confirmar que o índice de sucesso é de 95%. (Afinal, nem Jesus agradou a todos ou conseguiu o sucesso total, né não?)

Por incrível que parece a resposta é SIM!

Como tenho essa certeza? Simples, trabalho com conhecimentos comprovados em Vendas e Marketing que tem garantido às empresas e aos profissionais que a adotam um índice elevado de sucesso – vide a pergunta acima. Além desse conhecimento, ainda trago para a equação minha experiência prática de sucessos ao utilizá-las. Finalmente, realizei projetos com empresas de todos os portes e de diversos segmentos, inclusive Startups. Espero ter respondido a questão?
(Acredite se quiser, mas um Cliente me fez essa pergunta uma década atrás.)

Basicamente, iremos iniciar compreendendo TODAS as suas preocupações para daí planejarmos o projeto definitivo juntos. Daí é só cumprirmos o plano de ação do projeto conforme definimos. Um aspecto importante é que mantenhamos uma comunicação assertiva o tempo todo, pois sem ela o sucesso do projeto ficará prejudicado.
(Como digo sempre: “minha bola de cristal é muito boa, mas está no conserto faz um tempo e não tenho podido usá-la nos projetos.”)

Em muitos projetos que envolvem mudanças importantes na organização de venda é necessário que ajustemos os planos de ação periodicamente, pois pessoas pensam, agem e aprendem conforme suas crenças e, até mudarem, podem atrasar algum aspecto. (Vide a série de artigos sobre andragogia no meu Blog.)

Sim, já trabalhei e havendo disponibilidade de tempo e recursos, sigo trabalhando. Já atuei com ONGs e com iniciativas no movimento de estudo do Espiritismo no Brasil. Hoje sigo somente ajudando no Espiritismo, mas estou aberto para avaliar e ajudar essas organizações sem fins lucrativos e que sejam voltadas ao aperfeiçoamento do ser humano.

No mais, sempre que posso ajudo pro bono meus parceiros e profissionais de Vendas que necessitem aprimorar suas habilidades. Tenho um sonho antigo de lançar um programa de capacitação de Vendedores pro bono, mas ainda não encontrei o caminho para fazê-lo.

Basicamente vender é se conectar ao Cliente de uma forma que ele perceba que você pode ajudá-lo a resolver alguma “dor” a qual acredita ser importante. Assim, veja que é o Comprador que “compra” de nós, pois vender é ajudar o Cliente a tomar uma decisão favorável a você e a sua empresa.

Simples, não é? Bem, da minha parte não achei, pois, mesmo entendo o que me disseram no meu primeiro treinamento de Vendas, no meu primeiro dia na Xerox, em Porto Alegre, levei alguns anos para conectar essa frase com o verdadeiro entendimento dos Vendedores de sucesso pesquisados pelo pessoal da Huthwaite (SPIN Selling). Só depois que coloquei a venda de solução e a técnica de venda SPIN em prática compreendi verdadeiramente como fazê-lo, como as coisas acontecem na mente dos Compradores.

Espero ter ajudado no seu entendimento de Vendas.

Claro que pode, deve! Como informo acima, vamos só passar pelo processo acima descrito e validar qual é escopo “problema-solução” que teremos de lidar juntos para termos sucesso. E se o que você quer é só uma proposta de um serviço, bem, adianto que prefiro não trabalhar fornecendo esse tipo de proposta, pois num passado remoto, tive muita perda de tempo e incomodação – para não falar do insucesso. (Minha posição empresarial é de sempre vender “solução”, ao invés de “produto”.)

Não sei se te entendi direito, mas sim, vamos conversar e ver se e qual ajuda necessita. Adianto que só poderei lhe ajudar diretamente se você pelo menos souber que seus problemas estão na área de Vendas e/ou Marketing.

E se suas dificuldades estão em outros áreas, terei prazer em lhe indicar algum parceiro ou profissional que conheça na área em que necessita de ajuda. E acredite, conheço muitos!

Definitivamente não! Tenho por base as melhores metodologias já comprovadas. Melhor, todas são oriundas de práticas e conhecimentos que já eram usados no mercado com sucesso pelos Vendedores, Gestores de todos os níveis e mesmo Líderes.

Meu mérito e garantia de sucesso tem por base a aplicação prática que meu conhecimento e experiência vivencial profissional em vendas e Marketing me proporcionaram. Afinal, são mais de 30 anos usando-os e tendo sucesso.

Sobre os conhecimentos do mercado que uso, assine meu Blog “Venda Mais & Melhor” para saber mais e verificar sua origem.

Queria que fosse simples responder essa pergunta, mas como talvez já tenha percebido uma solução é entregue por produto (bens e serviços), no entanto, estes só serão uma solução verdadeira se estiverem claramente conectados as “dores” de um Cliente específico.

Assim, direi que a melhor solução em Vendas para você sempre será aquela que resolva suas “dores” organizacionais ou profissionais, seja lá qual das minhas soluções e capacidades faça isso. Espero ter ajudado.

Prancheta 7@600px

Pergunte-me Algo. Vamos Marcar uma conversa?

Pular para o conteúdo