"Nunca se esqueça de que você não vende nada, compram de você!" - Satyro

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Compreendendo com você onde ajudá-lo

Preocupações & Dificuldades

Sabemos que só existe uma forma de  vendermos. E quando temos alguma dificuldade ou preocupação crítica de negócio (PCN) que faça nos movermos e desejarmos resolvê-la de forma positiva. Assim temos de buscar sempre solucionar os problemas do Cliente! Ou seja, como dizemos na metodologia de venda de solução“sem dor, não há mudança!”

Em relação ao que faço, é importante que você compreenda primeiro quais preocupações e dificuldades tenho resolvido consistentemente e satisfatoriamente para meus Clientes nas últimas décadas. Assim, me permita abordar aqui as preocupações críticas de negócio mais importantes, nas quais já auxiliei e sigo auxiliando os Clientes a resolverem, para que você entenda como posso lhe auxiliar.

Peço que verifique também se identifica alguma das causas que lhe afligem, dentre as preocupações que as criam  listadas a seguir e os impactos negativos que podem estar ocorrendo em sua empresa. Como já frisei no início, sem que identifiquemos juntos uma PCN em Vendas e/ou Marketing na qual possa ajudá-lo com uma das capacidades das minhas soluções que desenvolvo e utilizo em minhas consultorias, capacitações, coaching, assessoria e mentoria – não há no que lhe ajudar. E saiba que até fico feliz por sua empresa estar equilibrada, não possuindo problemas e estar com bom desempenho de venda e com receita e lucro crescentes.

No entanto, caso exista alguma preocupação ou dificuldade que acredite ser necessária a superação, lhe garanto que perceberá que até mesmo a sua maior preocupação relacionada a Vendas e Marketing –  a perda ou estagnação de receita e dos lucros – pode ser resolvida e que poderei lhe ajudar de inúmeras formas.

Em quais preocupações lhe ajudo!

Ao longo do tempo em que trabalho com Vendas e Marketing, auxiliando empresas a buscarem melhores receitas e maiores lucros, mapeei 10 principais preocupações e dificuldades vivenciados pelas organizações as quais ajudei e nas quais posso lhe ajudar também se estiver necessitando. Obviamente essas dificuldades e preocupações são as maiores e mais críticas que encontro sempre e que, em sua maior parte, são encontradas por importantes consultorias de negócio em todo o mundo.

No entanto, caso não reconheça dentre elas uma que acredite ser uma das preocupações que lhe afligem, vamos falar mesmo assim, pois tenho certeza que poderei auxiliá-lo profissionalmente. Fale comigo sem compromisso e vamos verificar no que e como poderei ajudá-lo em vendas. Acredito piamente que dentre as minhas capacidades em Vendas e Marketing existe algo que o ajudará a resolver suas preocupações e dificuldades.

Incapacidade de acessar o poder (de decisão) e vender para Líderes, Executivos e Alta Gerência.

A causa aqui pode estar, por exemplo: no processo de venda (prospecção) deficiente, numa abordagem fraca de venda de produto, na incapacidade dos seus Vendedores de entregarem valor agregado (solução) e/ou na ausência de um Coaching de Vendas e de Negócio eficaz e eficiente.

Falta de Leads qualificados (Clientes ou oportunidades de venda potenciais e prováveis).

A causa aqui pode estar, por exemplo: na definição de uma oferta centrada no produto, na indefinição de um segmento e das "dores" que devem ser resolvidas, na falta de diferenciais defensáveis (competitivos) ou no trabalho com diferenciais focados em produtos e/ou ainda em mensagem de comunicação voltadas para características, vantagens e benefícios do produto.

Chegamos tarde nas oportunidades de venda, sendo orientados por solicitações de propostas (RFPs).

A causa aqui pode estar, por exemplo: no processo de venda (prospecção) deficiente, numa força de venda (e Vendedores) focados em "dizer o que o Cliente precisa saber", numa Gestão de Vendas "frouxa e que deixa correr" sem desenvolvimento de habilidades nos Vendedores e/ou numa organização centrada no produto e no mal hábito de atender ao mercado por solicitação de proposta (de produto).

Grande variação no alcance das metas ou inexistência de metas (compromisso de venda).

A causa aqui pode estar, por exemplo: na falta de um planejamento estratégico e tático (principalmente comercial e de marketing), na ausência de um processo de venda e ferramental (Funil e Pipeline/Forecast), na ausência do Coaching de Vendas pela Gestão de Vendas e/ou na falta de um sistema de CRM/SFA (e processo de venda embasado no Comprador).

Dificuldade de posicionar valor e estabelecer diferenciais competitivos (defensáveis).

A causa aqui pode estar, por exemplo: numa organização centrada no produto (ao invés de centrada na solução), no desconhecimento do público-alvo (persona) e de suas "dores", na definição de diferenciais baseados em características e vantagens de produto e/ou numa segmentação imprecisa e irreal.

Ciclos de venda frequentemente longos e "sem decisão" por parte dos Clientes e Prospectos.

A causa aqui pode estar, por exemplo: na incapacidade de conexão com o Cliente devido ao foco no produto, ausência de um processo de venda embasado no processo de compra, desconhecimento do público-alvo em seus aspectos mais importantes e/ou entrega do produto comprado (pseudo-solução) sem preocupação com a satisfação do Cliente.

Busca frequente de oportunidades de venda não qualificadas.

A causa aqui pode estar principalmente, mas não somente, no desconhecimento das "dores" do público-alvo, juntamente com a prospecção inexistente e/ou baseada em solicitações de proposta pelos Prospectos. Ainda por ser devido a campanhas de marketing direcionadas para produto e sem compreensão de segmentação.

Grande variação na previsão de venda (Forecast), com nenhuma previsão ou previsão não-confiável.

A causa aqui pode estar, por exemplo: na ausência de um processo de venda que balize a gestão pelo Vendedor e Gestor de Vendas, gestão de venda ineficiente e focada em "ajudar a fechar negócios", Vendedores incapazes de seguir um processo e focados na entrega de proposta e negociação e/ou uma cultura de planejamento inexistente ou inativa na organização de venda.

Dificuldade em vender ofertas complexas e/ou trabalhar com grandes contas.

A causa aqui pode estar, por exemplo: na ausência e incapacidade do Gestor de Vendas e ds Vendedores em vender solução, numa definição de ofertas que entreguem solução e ajudem na resolução de preocupações críticas de negócio, no foco do Marketing e da comunicação que promove somente em produtos e/ou no desconhecimento de como prospectar com Líderes e Executivos seniores das empresas.

Falha em realizar o potencial em grandes contas.

A causa aqui pode estar, por exemplo: na ausência de uma estratégia de venda consolidada na organização de venda para alcançar e vender para Grandes Contas, Vendedores que não sabem vender solução e prospectar nos níveis mais elevados das empresas, processo de venda inexistente para atender esse tipo de Comprador, desconhecimento das preocupações críticas de negócio que envolvem os Compradores e/ou foco da Gestão de Vendas e dos Vendedores nos níveis operacionais e, no máximo, tático da empresa.

Estagnação ou decréscimo de receita e de lucratividade nos últimos anos.

A causa aqui com certeza passa por muitas das preocupações e dificuldades anteriores, abrangendo causas inúmeras e estruturais, que sabemos ocasionarem os maiores impactos a médio e longo prazo. De forma geral, nesse caso, defino sempre que a empresa tem como maior dificuldade a estruturação da Organização de Vendas e cultura de venda "centrada no produto". A melhor saída é realizar uma transformação para "centrada na solução" que mudará a forma como a Organização de Vendas pensa, comunica, se engaja com o Cliente e reforça seu novo aprendizado.

Diagnosticando para Solucionar Eficaz e Eficientemente.

Como lhe ajudo a descobrir suas preocupações e dificuldades e a elaborar solução que busca.

Sempre utilizo as práticas em Vendas as quais auxilio meus Clientes a implantarem em suas Organizações de Vendas. Dessa forma, garanto que estarei auxiliando meus Clientes a obterem os resultados que buscam. Estas práticas de Vendas e Marketing me foram disponibilizadas e estão conectadas as mundialmente consagradas metodologias de venda de solução (Solution Selling e SPIN Selling). Esse conhecimento em Vendas garante-lhe que só trarei para a sua empresa o que há de melhor e já comprovado em termo de resultados mensuráveis positivos para a sua empresa.

Através da aplicação desses conhecimentos e da minha própria experiência em desenvolvê-los e implantá-los com sucesso, tenho ajudado empresas a evoluírem e crescerem suas receitas e lucratividade, ao eliminar suas preocupações e dificuldades. Verifique o processo que utilizo para partir do reconhecimento das suas preocupações críticas de negócio alcançando a resolução delas com uma solução que você acredita ser adequada e aplicável a sua realidade de negócio.

01

Análise situacional e de capacidades.

Assim que inicio um serviço, sempre busco compreender e descobrir com o Cliente qual situação ele vive e o que está acontecendo na empresa que serve de cenário para a existência da preocupação e dificuldade que está vivenciando. Nessa etapa do processo compreendemos juntos os principais fatos e aspectos existentes que o incomodam e os analisamos em busca das prováveis correlações que atrapalham ou impedem o desempenho almejado da sua Organização de Venda. Ajo dessa forma independente do tamanho, duração ou investimento financeiro do serviço que vá realizar, pois mesmo que o Cliente só queira resolver comigo uma parte das suas preocupações e dificuldades, sempre o ajudo a compreender suas necessidades mais prementes.

02

Identificação das preocupações críticas de negócio.

Identificadas uma ou mais preocupações críticas de negócio que existam na situação atual que sua empresa e Organização de Vendas estão vivendo; busco, compreendo e avalio com você e na sua organização as causas originárias e os impactos negativos das preocupações e dificuldades que você está sofrendo e deseja ver solucionada. Assim, nessa etapa do processo identifico com o Cliente os motivos que fazem com que ele não realize o que planejou obter e que o levará ao crescimento almejado de receita e de lucro. Essa clareza mútua, minha e do Cliente, é fundamental para que a seguir definamos juntos a melhor solução possível e resolutiva requerida pelo Cliente e a ser implantada.

03

Escolha da solução pelo Cliente.

Agora o Cliente deve compreender e validar completamente - e o ajudo nisso intensamente - de que forma precisa e deseja resolver as preocupações e dificuldades definidas, priorizados e que o farão alcançar os resultados mensuráveis positivos que planejou para sua empresa. Nessa etapa do processo, a solução a ser implantada com meu auxílio é sempre escolhida pelo Cliente, pois é ele quem vive e necessita da correção de rumo para crescer a receita e lucratividade da sua empresa. Gosto de ressaltar que, a solução é sempre escolhida pelo Cliente após seu entendimento, análise e definição dela de forma consciente e embasada - eu somente auxílio no processo!

Os depoimentos e como os ajudei com suas preocupações

O que falam de mim!

Os depoimentos abaixo estão publicados em meu LinkedIn e lá poderão entrar em contato e conhecer os profissionais que falam profissionalmente de mim e aos quais ajudei a resolverem suas preocupações e dificuldades em Vendas e Marketing. Como acredito que é o trabalho em equipe, casado com competências e objetivos, que nos transforma e ao mundo, só tenho a agradecer a todos que me ajudaram e ajudam em minha jornada profissional: sem vocês não estaria onde me encontro hoje. Obrigado!

E fica o convite: se você for um profissional que já trabalhou comigo, direta ou indiretamente, como membro da equipe de um Cliente, ou for um parceiro e acredita que pode me recomendar por algo em que me destaquei enquanto realizávamos juntos algo ou por ajudá-lo resolver alguma preocupação e dificuldade: vá lá no LinkedIn e me recomende. E se ainda não o recomendei, me avise que o recomendarei adequadamente. Agradeço antecipadamente e fico feliz com sua satisfação com minha ajuda e/ou serviço e por termos alcançados juntos algo relevante e excepcional!

As recomendações que listo aqui estão registradas no LinkedIn pelos próprios profissionais, sendo sempre do tempo em que atuamos juntos em alguma equipe. Atualmente, os profissionais listados podem já estar novas e melhores posições. Assim, para saber mais deles, busquem suas informações de contato também no LinkedIn. Agradeço a todos pelo depoimento, mas principalmente pela parceria na época em que atuamos juntos profissionalmente e pelo aprendizado que pude ter com todos quando atuamos juntos, obrigado!

Prancheta 7@600px

Pergunte-me Algo. Vamos conversar e resolver suas preocupações e dificuldades.

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