Os seis princípios do aprendizado do adulto (andragogia)
A andragogia é uma disciplina da educação que se concentra no processo de ensino e aprendizagem de adultos. É baseada em um conjunto de pressupostos diferentes da pedagogia, que é a disciplina que se concentra no processo de ensino e aprendizagem de crianças. Já compreendemos num artigo anterior sobre a base da andragogia. Agora vamos conhecer os pressupostos-chave para a educação e o aprendizado de adultos, inclusive nas organizações. Eles foram desenvolvidos pelo educador Malcolm Knowles, na década de 70, a partir dos princípios da Andragogia.
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Precisa saber • A razão pela qual os adultos precisam saber que estão sendo solicitados a aprender é que eles querem entender “o que eu ganho com isso”. Os adultos são muito mais propensos a prestar atenção em algo quando entendem “o que ganham com isso”. Quando você informa aos adultos com antecedência sobre o objetivo de uma atividade, porque eles devem prestar atenção e como isso os beneficiará pessoalmente, eles estarão mais dispostos a aprender a atividade.
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Experiência • Os adultos vêm com experiência e é com essa experiência que constroem a base para a maioria das atividades de aprendizado de que escolhem participar. É papel do facilitador/instrutor vincular a experiência deles ao novo material que estão tendo acesso trazendo significado e relevância. Além disso, a experiência do adulto aumenta a base de conhecimento de todos que participam dos encontros de aprendizagem, pois aproveitar essa experiência pode ser muito (intrinsecamente) motivador. E, muito importante, as informações compartilhadas com os adultos nos encontros de aprendizado devem ser atualizadas e imparciais, sendo o próprio participante que lhe atribuirá significado e valor.
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Autoconceito • Quando você dá aos adultos autonomia para controlar seu aprendizado, eles podem prosperar com autodireção, pois eles estão construindo. O treinamento online é uma excelente ferramenta para fornecer esse controle. Isso funciona melhor com o quarto princípio da andragogia: prontidão.
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Prontidão • Quando o treinamento pode ajudar os adultos a resolver um problema imediato da vida real, é quando eles aprendem melhor. Quão motivado você fica quando precisa aprender um novo processo para concluir um trabalho? Você provavelmente está motivado se quiser ser promovido. Ou seja, a motivação aumenta nos adultos quando há uma razão imediata para aprender. Isso nos leva ao quinto princípio da andragogia: orientação para o problema.
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Orientação para o problema • Os adultos querem aprender conhecimentos específicos, habilidades e/ou técnicas para resolver seus problemas, em vez de algum conteúdo genérico e ineficaz ou sem sentido. Eles são muito mais propensos a aprender quando sentem que o aprendizado pode ajudá-los a resolver um problema imediato, que reconhecem. Para motivá-los, devemos ajudá-los a identificar o problema que resolverão com o treinamento ou capacitação. Isso ajuda os adultos a se concentrarem o máximo possível no aprendizado, a desejarem ele com vontade.
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Motivação intrínseca • O sexto princípio da andragogia é encontrar o motivador interno do adulto. Os adultos aprendem melhor quando a motivação vem de dentro e não de fora, sendo a melhor maneira de fazer isso encontrar e trabalhar os motivadores internos deles. No caso do aprendizado, os motivadores intrínsecos costumam ser: saber algo que faz os adultos se sentirem melhor consigo mesmos ou lhes dá mais oportunidades de crescer profissionalmente. E mais, os motivadores intrínsecos têm sempre poder motivacional de longo prazo.
Manter os seis princípios da andragogia em mente me ajuda a desenvolver tipos de programas de treinamento e capacitação organizacional que atraem o público e geraram resultados de aprendizado sólidos e perenes. Quando considero e uso esses princípios, procuro (e muitas vezes consigo) fazer com que os profissionais que ajudo com conhecimento e coaching aprendam e se desenvolvam: realizando mudanças comportamentais.
Características da Andragogia
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Autonomia – Adultos são considerados autônomos em sua aprendizagem, pois são independentes e capazes de tomar suas próprias decisões. Assim, a responsabilidade pelos resultados está sempre no adulto aprendiz que possui o livre arbítrio definitivo sobre o que quer aprender – ou seja, não dá para colocar a culpa em ninguém, além dele mesmo, pelo aprendizado lento, atrasado ou renegado.
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Experiências – Os adultos têm bagagem e suas experiências de vida são a base para a aquisição de novos conhecimentos. É importante que as tragam para debate, no entanto é mais importante que estejam dispostos a revê-la, quando perceberem essa necessidade, adotando novas formas de fazer (novos hábitos). Na verdade, eles adquirirão novas experiências, de algo que não sabiam que precisavam.
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Engajamento – Os adultos buscam aprendizados que lhes sejam úteis e serão mais engajados se entenderem a aplicabilidade do conhecimento. Por isso tem de haver abertura e liberdade de participação e colaboração, sem as quais não seria engajamento, mas uma mera obrigação ou imposição.
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Orientação – Como buscam conhecimentos para aplicar em sua vida, estão mais orientados à solução de problemas do que ao conteúdo em si – as soluções para os desafios do dia a dia podem estar relacionadas à vida pessoal ou profissional.
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Motivação – Adultos buscam aprendizados que lhe ofereçam melhor qualidade de vida, autoestima e desenvolvimento pessoal e profissional. Lembrando: motivação é uma porta que se abre de dentro para fora – falo aqui da intrínseca, a mais importante, ok?
Pré-conclusão
No próximo artigo dessa série entrarei um pouco na forma como o adulto buscar aprender e sua eficácia em seu aprendizado. Daí veremos como é importante a “transpiração” para aprender fazendo. Falarei um pouco mais sobre esse aspecto também. E indico que busque perceber a importância desse conhecimento quando queremos “aprender” a vender, pois, como já deve ter percebido, só comparecer ao treinamento de venda não lhe faz usar o que foi visto para seu benefício