"Nunca se esqueça de que você não vende nada, compram de você!" - Satyro

Estatísticas de Coaching de Vendas que todo Gestor precisa conhecer

Resumo: Fazer o Coaching de Vendas não é só dizer à sua Equipe de Vendas o que ele deve fazer. Há muito mais que deve ser feito e há uma forma eficaz de fazê-lo. O Coaching de Vendas ajuda o Gestor de Vendas a equipar sua Equipe para atingirem seu potencial máximo, bem como fornece as ferramentas e o conhecimento para que tomem melhores decisões em seu processo de Vendas – o que leva a um desempenho geral de Vendas aprimorado para eles, a Equipe, e você.

Fazer o Coaching de Vendas não é só dizer à sua Equipe de Vendas o que ele deve fazer. Há muito mais que deve ser feito e há uma forma eficaz de fazê-lo. O Coaching de Vendas ajuda o Gestor de Vendas a equipar sua Equipe para atingirem seu potencial máximo, bem como fornece as ferramentas e o conhecimento para que tomem melhores decisões em seu processo de Vendas – o que leva a um desempenho geral de Vendas aprimorado para eles, a Equipe, e você.

Um bom programa de Coaching de Vendas ajuda a melhorar os resultados, enquanto nenhum Coaching (ou um Coaching ruim) pode ter efeitos negativos no desempenho geral de Vendas da sua organização. (E isso é um fato constatado em inúmeras pesquisas recentes.) Aqui estão algumas estatísticas de Coaching de Vendas impressionantes para ajudá-lo quando for planejar e realizar um bom programa de Coaching de Vendas:

  1. Empresas com programas dinâmicos de Coaching de Vendas atingem taxas de ganho de oportunidades de venda 28% mais altas.

  2. As empresas que fornecem Coaching de qualidade costumam atingir um crescimento de receita anual 7% maior.

  3. Até 60% dos Vendedores dizem que é mais provável que deixem o emprego se o Gestor de Vendas for um Coach ruim.

  4. Os Vendedores com 30 minutos ou menos de Coaching de Vendas por semana alcançam taxas de ganho de oportunidade de no máximo 43%, e aqueles que recebem pelo menos 2 horas de Coaching por semana têm uma taxa de ganho de pelo menos 56%.

  5. O Coaching e a Mentoria de Vendas são citados como o papel mais importante que os Gestores de Vendas de linha de frente desempenham, de acordo com 74% das empresas líderes.

  6. As empresas com um processo formal de Coaching alcançam mais de 90% das suas metas, em comparação com no máximo 84% das metas alcançados pelas empresas com um processo informal de Coaching.

  7. O índice de ganho das oportunidades em Forecast nas empresas que os Gestores de Vendas colocam mais tempo no Coaching do que em ficar vendendo é 8% maior e a receita alcançada também é 5% maior.

Essas estatísticas são interessantes para compreendermos a importância de apoiarmos e utilizarmos com consistência o Coaching de Vendas, mas outro fator desempenha um papel fundamental no seu sucesso: para quem você está dando Coaching de Vendas.

Assim sendo, também é importante ter um forte plano e estratégia de contratação, que ajude seu Gestor de Vendas a recrutar, selecionar, desenvolver e reter os melhores Vendedores, e que será o cerne do desempenho de seu Coaching de Vendas.

Tendo sucesso na implantação de uma cultura de coaching

Não é nenhuma surpresa que as Equipes de Vendas de alto desempenho tenham Gestores de Vendas que passam mais tempo dando coaching do que realizando qualquer outra atividade – como evidenciado em muitas pesquisas dos últimos cinco anos.

Existem muitos benefícios para se utilizar o coaching eficaz, mas apesar do reconhecimento geral de que é esta é uma atividade de alto valor, muitos Gestores não investem tempo suficiente realizando-o. Alguns dos motivos que os Gestores alegam para não atuarem como Coach incluem: o fato de não saberem como fazê-lo, por acreditarem que não têm tempo para fazê-lo e por não terem um processo para seguir.

Mas aqui está outra peça do quebra-cabeça que muitos Líderes de Vendas não querem admitir, mas que também impacta sobremaneira nessa falta de cultura de coaching: os Gestores de Vendas não fazem coaching porque a organização não adotou e/ou apoia uma cultura de coaching.

Reconheço que mudar a cultura da organização de venda as vezes é algo difícil. Considerando isso, verifico sempre que se a iniciativa não for tida como uma prioridade máxima pela Liderança (Altos Executivos) e não houver um processo em vigor para gerenciar a mudança de comportamento requerida, qualquer esforço nesse sentido está fadado ao fracasso.

Como uma forma de dar uma ideia dos principais fatores envolvidos no Coaching de Vendas, apresento abaixo o framework que utilizo e que tem levado ao sucesso iniciativas de Coaching de Vendas em organizações de todos os portes.

[imagem – Fatores de Sucesso do Coaching de Vendas by SATYRO.COM®]

Bom desenvolvimento de Equipe e boas vendas!

Material utilizado em programas de Coaching de vendas daSATYRO.COM®
Picture of SATYRO Silva e Oliveira
SATYRO Silva e Oliveira
Vendedor, Gestor e Coach de Vendas, CEO da SATYRO.COM® e apaixonado por escrever sobre Vendas e Marketing. Vender para mim sempre foi um desafio que aceito e supero persistente e consistentemente, assim como bater metas, alcançar objetivos e cumprir compromissos e acordos com meus Clientes. Ajudar profissionais e organizações com o aumento de suas vendas e o crescimento de sua receita e lucro é sempre meu principal objetivo.

Compartilhar artigo:

postagens relacionadas

Conflitos podem ser a melhor solução para avançarmos e melhorarmos os resultados.

Em Vendas, mas realmente em toda a organização, os conflitos são vistos como algo problemático. Só que deviam ser vistos como uma excelente oportunidade de se melhorar o que fazemos. Se há um conflito, então com certeza ainda temos o que melhorar. Vamos comentar quatro situações, suas reações negativas e como transformá-las em algo positivo e construtivo para os profissionais e as equipes da organização. Em Vendas e com Equipes de Vendas já os apliquei e tenho certeza que funcionam.

Como acontece o aprendizado nas organizações – Parte 2

A andragogia é uma disciplina da educação que se concentra no processo de ensino e aprendizagem de adultos. Já compreendemos num artigo anterior sobre a base da andragogia. Agora vamos conhecer os pressupostos-chave para a educação e o aprendizado de adultos, inclusive nas organizações. Eles foram desenvolvidos pelo educador Malcolm Knowles, na década de 70, a partir dos princípios da Andragogia.

Assine meu eBoletim.

Basta preencher as informações abaixo para ser inscrito e receber um email sempre que houver uma novidade ou um artigo for postado. Segurança: meu sistema é protegido contra hackers, seus dados estão protegidos e somos aderentes a LGPD.

Envie-me uma mensagem.

Se quiser sugerir algo sem deixar registrado nos comentários, utilize esta caixa de mensagem. Se quiser falar por WhatsApp, preencha o campo. Segurança: meu sistema é protegido contra hackers, seus dados estão protegidos e somos aderentes a LGPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de me deixar...

Gostou desse artigo e quer receber outros que escrevo, inscreva-se. Assim você será avisado sempre que uma novidade ou nova publicação for ao ar. Assine meu eBoletim “Venda Mais & Melhor”agora!  |  Você tem alguma sugestão de tema que lhe interessa e gostaria que eu abordasse? Está com alguma dúvida em Vendas ou Marketing? Envie-me sua pergunta e tema ou entre em contato e fale direto comigo, como preferir.  |  Aumente suas vendas e alcance suas metas e objetivos: Deixe-me ajudá-lo(a) a alcançar os resultados esperados em vendas e marketing, a melhorar sua produtividade, desempenho, receita e lucro. Contate-me como preferir!

Pular para o conteúdo