"Nunca se esqueça de que você não vende nada, compram de você!" - Satyro

Como se tornar um Gestor de Vendas melhor – Parte 2

Resumo: Aqui estão três dicas importantes que permitem lidar e tratar com as diferentes necessidades de toda a Equipe de Vendas. Use-as se você quer se tornar um Gestor de Vendas melhor: sessões regulares de coaching de vendas e de negócio, uso de fatos e dados com efetividade e reuniões especiais sempre for necessário.

Dicas para ser um Gestor de Vendas mais efetivo

Aqui estão três dicas importantes que permitem lidar e tratar com as diferentes necessidades de toda a Equipe de Vendas. Esse artigo está conectado a Parte Inicial, a qual recomendo que você verifique para saber como exercer o papel de um Gestor de Vendas.

1 – Configurar sessões regulares de de Coaching de Negócios e de Vendas

O objetivo dessas sessões é reunir-se com cada Vendedor, individualmente, para revisar suas principais oportunidades e Contas Estratégicas e discutir seus objetivos, problemas e necessidades mais prementes. Não se trata de microgerenciamento, isso é Gestão de Negócios.

Esta é sua oportunidade de se tornar um Gestor de Vendas melhor, aprendendo quais planos estratégicos seus Vendedores têm para aumentar essas Contas críticas e como você pode ajudá-las a ter sucesso. A maioria dos Gestores gosta de começar com 1 × 1 semanais e depois passa para pelo menos duas vezes por semana quando a Equipe começa a se normalizar e a buscar mais o Gestor.

Nessas sessões o Gestor não trata somente de “negócios”. Nelas pelo menos 50% do tempo deve ser ajudando cada Vendedor individualmente a se melhorar em seus comportamentos, adquirindo mesmo habilidades de Vendas importantes. Essa parte é a parte do Coaching de Vendas, que é a mais importante, pois ajuda os Vendedores medianos e Top a trabalharem com autonomia e confiança na busca de seus resultados.

As sessões de Coaching devem ser divididas entre essas duas partes a serem desenvolvidas: Negócios e Habilidades.

E elas não precisam ser individuais sempre, pois existem assuntos que podem ser tratados em Equipe – inclusive treinamentos em Vendas dados pelo próprio Gestor.

2 – Use dados, fatos e informações efetivamente

Como Gestor de Vendas, você deve ter acesso a informações relevantes sobre Clientes, finanças, metas, satisfação e processo de venda, que mostram uma imagem clara de onde cada Vendedor e a Equipe se posiciona em relação às suas metas. É seu papel cascatear essas informações transparentemente para seus Vendedores.

Outros usos das informações:

  • Use também as informações para informar e treinar seus Vendedores sobre onde eles devem focar sua energia e identificar lacunas no desempenho que precisam de atenção.
  • As utilize para ajudá-los com a realização de funções internas que os tirem do campo e da frente do Cliente – da venda.
  • E com informações e novas estratégias que os auxiliem com as ameaças vindas dos concorrentes.
  • E ainda, com ações relacionadas a outros departamentos que você, como Gestor, conseguirá negociar com maior eficácia e eficiência.
  • É nessa hora que gosto de ressaltar que o “dono” do Cliente é realmente o Vendedor. Melhor dizendo, o “rosto da empresa” para com o Cliente é sempre o Vendedor.

Ele é o único que pode garantir dedicação total e permanente na busca da satisfação das necessidades do Cliente.

Assim, deixemos o Vendedor fazer seu trabalho e vamos ajudá-lo onde podemos ser uteis, liberando-o para vender. Dessa forma, toda a empresa sai ganhando.

3 – Adicione reuniões especiais se for necessário

Há momentos em que é necessário agendar reuniões de Vendas excepcionais e não programadas – quando há um lançamento ou mudança de produto, uma perda ou conquista de Cliente Estratégico, uma reconfiguração da empresa ou uma mudança da venda de produtos para a venda de soluções.

Nesses momentos, como Gestor de Vendas, não tenha medo de comunicar claramente o que sabe, o que não sabe e quando será capaz de preencher quaisquer lacunas.

Como a maior parte dessas reuniões acontece de forma inesperada, não existe problema algum em assumir que ainda não tem todas as respostas, mas que irá buscá-las e trará para a Equipe as respostas em breve.

Outro motivo que justificam a promoção de reuniões especiais pode ser para instruí-los e capacitá-los em algum assunto que precisa ser melhorado ou aperfeiçoado em muitos membros dela. Isso pode ser uma revisão de aprendizados já fornecidos ou mesmo um treinamento em Vendas novo. E pode ser dado pelo próprio Gestor ou por algum instrutor/facilitador externo alinhando com os conceitos de Vendas da Organização.

Algumas palavras finais

Como vimos nesse e nesse e no artigo anterior dessa série, o sucesso dos Gestores de Vendas é baseado no sucesso de sua Equipe de Vendas. Como Gestor podemos agir como bem entendemos, mas sempre teremos de responder pelos resultados alcançados pela nossa Equipe.

Mais um ponto: um Gestor não faz NUNCA as coisas sozinho ou deve se achar insubstituível para a equipe ou o time. Ego ou soberba ou histórico de venda não tem nada a ver com os resultados que a sua Equipe de vendas irá entregar. É o trabalho em equipe e, na frente do Cliente, a competência do Vendedor que fará a diferença. 

Assim, pergunto: você está preparando sua Equipe de Vendas para o sucesso em Vendas? Essa é sua única e real responsabilidade!

Boa Gestão e muitas vendas pra sua equipe!

Picture of SATYRO Silva e Oliveira
SATYRO Silva e Oliveira
Vendedor, Gestor e Coach de Vendas, CEO da SATYRO.COM® e apaixonado por escrever sobre Vendas e Marketing. Vender para mim sempre foi um desafio que aceito e supero persistente e consistentemente, assim como bater metas, alcançar objetivos e cumprir compromissos e acordos com meus Clientes. Ajudar profissionais e organizações com o aumento de suas vendas e o crescimento de sua receita e lucro é sempre meu principal objetivo.

Compartilhar artigo:

postagens relacionadas

Conflitos podem ser a melhor solução para avançarmos e melhorarmos os resultados.

Em Vendas, mas realmente em toda a organização, os conflitos são vistos como algo problemático. Só que deviam ser vistos como uma excelente oportunidade de se melhorar o que fazemos. Se há um conflito, então com certeza ainda temos o que melhorar. Vamos comentar quatro situações, suas reações negativas e como transformá-las em algo positivo e construtivo para os profissionais e as equipes da organização. Em Vendas e com Equipes de Vendas já os apliquei e tenho certeza que funcionam.

Como acontece o aprendizado nas organizações – Parte 2

A andragogia é uma disciplina da educação que se concentra no processo de ensino e aprendizagem de adultos. Já compreendemos num artigo anterior sobre a base da andragogia. Agora vamos conhecer os pressupostos-chave para a educação e o aprendizado de adultos, inclusive nas organizações. Eles foram desenvolvidos pelo educador Malcolm Knowles, na década de 70, a partir dos princípios da Andragogia.

Assine meu eBoletim.

Basta preencher as informações abaixo para ser inscrito e receber um email sempre que houver uma novidade ou um artigo for postado. Segurança: meu sistema é protegido contra hackers, seus dados estão protegidos e somos aderentes a LGPD.

Envie-me uma mensagem.

Se quiser sugerir algo sem deixar registrado nos comentários, utilize esta caixa de mensagem. Se quiser falar por WhatsApp, preencha o campo. Segurança: meu sistema é protegido contra hackers, seus dados estão protegidos e somos aderentes a LGPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de me deixar...

Gostou desse artigo e quer receber outros que escrevo, inscreva-se. Assim você será avisado sempre que uma novidade ou nova publicação for ao ar. Assine meu eBoletim “Venda Mais & Melhor”agora!  |  Você tem alguma sugestão de tema que lhe interessa e gostaria que eu abordasse? Está com alguma dúvida em Vendas ou Marketing? Envie-me sua pergunta e tema ou entre em contato e fale direto comigo, como preferir.  |  Aumente suas vendas e alcance suas metas e objetivos: Deixe-me ajudá-lo(a) a alcançar os resultados esperados em vendas e marketing, a melhorar sua produtividade, desempenho, receita e lucro. Contate-me como preferir!

Pular para o conteúdo