"Nunca se esqueça de que você não vende nada, compram de você!" - Satyro

Compreendendo como o mundo realmente gira

Resumo: Graças a uma infraestrutura cada vez maior para apoiar a disponibilidade instantânea mundial de informações, a globalização dos mercados está se acelerando. E, no entanto, muitas empresas não conseguem reconhecer as incríveis oportunidades de receita e crescimento que surgem, bem como as enormes ameaças potenciais representadas por essa tendência imparável.

Graças a uma infraestrutura cada vez maior para apoiar a disponibilidade instantânea mundial de informações, a globalização dos mercados está se acelerando. E, no entanto, muitas empresas não conseguem reconhecer as incríveis oportunidades de receita e crescimento que surgem, bem como as enormes ameaças potenciais representadas por essa tendência imparável.

A globalização criou e segue criando mercados mundiais ávidos por adquirir novos bens e serviços até então indisponíveis ou limitados. Entretanto, também aumentou a pressão da concorrência em muitas ordens de magnitude e estabeleceu um jogo de pique-esconde entre mercados e fornecedores, tendo como playground o mundo todo. Os empresários já não podem esconder-se confortavelmente nos seus mercados locais isolados, controlados e previsíveis e os Clientes pegaram o gosto por procurar  ofertas além da sua localização geográfica: o mercado mundial vive hoje no quintal de todos nós e é inevitavelmente global e aberto.

Como resultado, a pressão para se diferenciar de um número crescente de alternativas em todo o mundo também está aumentando. Muitas empresas estão tentando fazer isso agrupando “um pouco disso com um pouco daquilo”, por assim dizer, e proclamando que essas montagens de recursos ou serviços são uma “solução” – como se essa palavra fosse algum tipo de mágica invencível para afastar a ameaça iminente da comoditização que já incomoda a todos.

Ainda estamos aprendendo a lidar com a nova concorrência

E, mesmo estando em 2023, já com décadas de início dessas mudanças, ainda lutando para nos transformar “no algo novo” que nos recoloca no caminho do sucesso.

Como debato na minha capacitação “Módulo 0 (ZERO) – Organização Centrada na Solução” , a abordagem de “pseudo-solução” não funciona muito bem, se é que funcionou em algum dos mais de 20 anos que vem sendo experimentada por muitos. Nesse tempo todo, muitas empresas que venceram e surfaram essa onda, reconheceram que, para competir efetivamente no mercado global, as organizações precisam primeiro mudar algo muito mais fundamental, de uma forma mais realista e profunda: a maneira como percebem a si mesmas – achando as coisas – e as necessidades dos seus Clientes – realmente descobrindo-as com eles.

Nos tempos atuais, onde uma empresa artesanal do interior de qualquer país se tornou uma concorrente global, temos de rapidamente reconhecer a espada de dois gumes da globalização que paira sobre nossas cabeças. Por muitos anos, muitas empresas bem-sucedidas em todo o mundo, desfrutaram da merecida reputação de fornecer produtos de tecnologia de ponta aos seus Clientes, conseguindo até mesmo, em muitas situações e de muitos lugares, apoiar com um serviço de classe mundial seus Clientes.

No entanto, ao longo do tempo, percebemos que só poderíamos manter uma posição de liderança e, consequentemente, manter nosso crescimento e ganhos de receita, superando as pressões cada vez maiores da comoditização e da concorrência global. Nesse caminho, muitas empresas conseguiram mudar o foco de ser “centrada no produto” para “centrado na solução”. As organizações que fizeram essa mudança, hoje se definem não apenas pelos produtos ou serviços que oferecem, mas pela forma como resolvem os problemas de seus Clientes.

E todas as empresas que fizeram essa mudança organizacional em direção a solução, já perceberam o impacto que conseguiram empreender em seus negócios após essa mudança fundamental, e hoje não somente sobrevivem, mas se expandem e crescem.

Boas vendas e bons negócios!

Nota do Satyro: Esse texto pertence a Abertura da minha apostila da capacitação: “Módulo Ø (ZERO) – Organização Centrada na Solução”.

Picture of SATYRO Silva e Oliveira
SATYRO Silva e Oliveira
Vendedor, Gestor e Coach de Vendas, CEO da SATYRO.COM® e apaixonado por escrever sobre Vendas e Marketing. Vender para mim sempre foi um desafio que aceito e supero persistente e consistentemente, assim como bater metas, alcançar objetivos e cumprir compromissos e acordos com meus Clientes. Ajudar profissionais e organizações com o aumento de suas vendas e o crescimento de sua receita e lucro é sempre meu principal objetivo.

Compartilhar artigo:

postagens relacionadas

Conflitos podem ser a melhor solução para avançarmos e melhorarmos os resultados.

Em Vendas, mas realmente em toda a organização, os conflitos são vistos como algo problemático. Só que deviam ser vistos como uma excelente oportunidade de se melhorar o que fazemos. Se há um conflito, então com certeza ainda temos o que melhorar. Vamos comentar quatro situações, suas reações negativas e como transformá-las em algo positivo e construtivo para os profissionais e as equipes da organização. Em Vendas e com Equipes de Vendas já os apliquei e tenho certeza que funcionam.

Como acontece o aprendizado nas organizações – Parte 2

A andragogia é uma disciplina da educação que se concentra no processo de ensino e aprendizagem de adultos. Já compreendemos num artigo anterior sobre a base da andragogia. Agora vamos conhecer os pressupostos-chave para a educação e o aprendizado de adultos, inclusive nas organizações. Eles foram desenvolvidos pelo educador Malcolm Knowles, na década de 70, a partir dos princípios da Andragogia.

Assine meu eBoletim.

Basta preencher as informações abaixo para ser inscrito e receber um email sempre que houver uma novidade ou um artigo for postado. Segurança: meu sistema é protegido contra hackers, seus dados estão protegidos e somos aderentes a LGPD.

Envie-me uma mensagem.

Se quiser sugerir algo sem deixar registrado nos comentários, utilize esta caixa de mensagem. Se quiser falar por WhatsApp, preencha o campo. Segurança: meu sistema é protegido contra hackers, seus dados estão protegidos e somos aderentes a LGPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de me deixar...

Gostou desse artigo e quer receber outros que escrevo, inscreva-se. Assim você será avisado sempre que uma novidade ou nova publicação for ao ar. Assine meu eBoletim “Venda Mais & Melhor”agora!  |  Você tem alguma sugestão de tema que lhe interessa e gostaria que eu abordasse? Está com alguma dúvida em Vendas ou Marketing? Envie-me sua pergunta e tema ou entre em contato e fale direto comigo, como preferir.  |  Aumente suas vendas e alcance suas metas e objetivos: Deixe-me ajudá-lo(a) a alcançar os resultados esperados em vendas e marketing, a melhorar sua produtividade, desempenho, receita e lucro. Contate-me como preferir!

Pular para o conteúdo